Sessões de treinamento em técnicas de produção de arroz para as FCA da UniLúrio e da UJES

Por Arlindo Matsinhe, técnico do IRRI

No âmbito da parceria entre o IRRI, Faculdade de Ciências Agrárias-UNANGO, Faculdade de Ciências Agrárias-HUAMBO, Instituto de Investigação Agronómica de Huambo e Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, que visa analisar o potencial e a adaptabilidade de variedades de arroz, foi realizado duas sessões de treinamento na Estação Agrária de Umbeluzi na provincia de Maputo. As duas sessões de treinamento tinham como objectivo capacitar os formandos na parte teórica e prática sobre as técnicas de produção de arroz, desde a sementeira até pós-colheita.

  • A primeira sessão de treinamento decorreu entre os dias 07 à 10 de Março de 2017 com participação de 3 formandos, sendo dois estudantes finalistas e um assistente universitário provenientes da Faculdade de Ciências Agrárias-UNANGO
  • A segunda sessão decorreu entre os dias 20 à 24 de Março de 2017 donde estiveram presentes dois técnicos e uma docente, sendo dois da FCA-Huambo e um do IIA.

 

Imagens dos treinos

Treino dos formandos do IIA e FCA-UJES, Angola. Ao alto, demonstração da altura da planta pela técnica da FCA; de cima para baixo, contagem dos números de filhos, prática da debulha das panículas e amostragem dos grãos cheios e chochos, foto familia dos formandos da FCA-Ujes e IIA com os formadores.

 

Treino dos formandos FCA-UniLúrio, Moçambique. Ao alto, medindo o comprimento das panículas; de cima para baixo, demonstração da selecção das 30 panículas como parte das componentes de rendimento;  contagem dos números de filhos, discussão entre os formandos e os técnicos do IRRI sobre algumas doenças de arroz, explanação das actividades de melhoramento levadas a cabo pelo IRRI.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s