Histórico

O IICT na Universidade de Lisboa

No passado dia 1 de Agosto, o IICT foi integrado na Universidade de Lisboa. Veja aqui o Decreto-Lei que confirma esta alteração DL Transition IICT – ULisboa. A grande maioria dos seus colaboradores ligados à Investigação Agrária para o Desenvolvimento foi integrada no Instituto Superior de Agronomia desta Universidade, onde prosseguem os seus trabalhos. Para memória, fica o último relatório de actividades do IICT, enquanto Laboratório de Estado RAPA2015.

IICT Cooperação

O IICT detém uma relação privilegiada com as instituições de investigação e de ensino superior dos países tropicais, assente em mais de 130 anos de cooperação e conhecimento mútuo, saber tropical e colecções históricas e científicas, da maior importância para os Países de Língua Portuguesa.
O seu enfoque particular está nos países da CPLP, detendo o Estatuto de Observador Consultivo junto do SE-CPLP, constituindo assim um parceiro privilegiado para a implementação de projectos e redes no espaço lusófono.
Dada a sua internacionalização a Sul e o vasto saber tropical na área da agricultura, o IICT detém a representação portuguesa no Grupo Consultivo CGIAR, e, em parceria com o ISA-ULisboa, está presente na AGRINATURA, associação europeia de instituições de investigação e ensino superior, que desenvolvem a sua acção em investigação agrária para o desenvolvimento.
A sua forte internacionalização a Norte e a Sul e estreita articulação com a cooperação portuguesa, consubstanciam a vocação do IICT como executor e pivô da cooperação triangular, de grande relevância para a diplomacia científica, cultural e económica.
Actualmente, a componente mais forte de cooperação do IICT foca-se na investigação agrária para o desenvolvimento, alinhada com as solicitações dos seus parceiros e com as prioridades da estratégia portuguesa de cooperação. Esta área de investigação abrange a intensificação sustentável dos sistemas de produção agrícola e conservação das florestas, a preservação da biodiversidade, a mitigação e adaptação às alterações climáticas e a relação entre agricultura e nutrição, visando a luta contra a pobreza e a promoção da segurança alimentar. Neste contexto, o IICT associa a investigação e a inovação na criação de valor acrescentado, designadamente no agronegócio.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s