Qualidade, Produção e Satisfação: Proposta de um modelo teórico aplicado às unidades de Produção Agrícola na Barragem do Poilão em Cabo Verde

A construção de barragens, para aumentar a disponibilidade de água, visando o aumento da produção agrícola e o combate à pobreza em Cabo Verde, tem constituído uma aposta de política pública.

Neste sentido, das 21 barragens previstas, 7 já se encontram construídas. Este estudo baseia-se no trabalho de investigação no âmbito do programa de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Évora, que visa propor um modelo teórico, que permita estimar a produção e a qualidade na gestão das explorações agrícolas, bem como o nível de satisfação dos agricultores, face às políticas públicas, que lhes são destinadas.

Para atingir esses objetivos serão testadas três metodologias complementares: uma para averiguar a estimativa da produção agrícola nas explorações da região em estudo; outra para investigar a qualidade na gestão dessas explorações, baseada essencialmente na metodologia dos 5 S; e, por fim, outra para avaliar a satisfação dos agricultores, baseada no Modelo SERVQUAL.

Estas metodologias serão adaptadas à realidade local e testadas junto de 200 das 265 explorações agrícolas, no perímetro de rega alimentado pela Barragem do Poilão, em S. Cruz, na Ilha de Santiago – Cabo Verde.

Espera-se, no final deste trabalho de investigação, com os resultados obtidos através de inquéritos por questionários e sessões de focus group, efetuar um diagnóstico da situação Cabo Verdiana, da região circundante à Barragem do Poilão, relativamente à qualidade na gestão das explorações agrícolas, a estimativa da produção hortofrutícola, de tubérculos e raízes e, o grau de satisfação do agricultor face às políticas públicas.

Por último, neste trabalho de investigação pretende-se ainda apresentar e propor um modelo teórico híbrido, dado que se acredita que será uma primeira etapa no longo caminho da melhoria contínua em Cabo Verde, que levaria os diversos intervenientes a pensarem na qualidade da produção agrícola no sentido holístico, nas formas como poderia ser alcançada, entre outros aspetos.

O projecto encontra-se na fase de construção do questionário e implementação do teste piloto.

BARRAGEM DO POILÃO, SITUADO NA RIBEIRA SECA, NO CONCELHO DE S.CRUZ NA ILHA DE SANTIAGO EM CABO VERDE

Montagem Final 1

 

CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO REALIZADO EM FOCUS GROUP DE AGRICULTORES

Montagem Final 2

 

SESSÕES DE FORMAÇÃO DOS INQUIRIDORES E DISCUSSÕES PARA AJUSTES DO QUESTIONÁRIO

Montagem Final 3

Elsa Simões (UniCV)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s