ProSAM

ProSAM: Re-engenharia de tecnologias de processamento de leite de soja e de “afitin” no Sul e Centro do Benim

“Uma inovação para uma saúde fortificada”


O que é?

ProSAM é um projecto de Investigação & Desenvolvimento financiado no âmbito da Plataforma para Parcerias África-Europa em Investigação Agrária para o Desenvolvimento (PAEPARD) e liderado pelo Fórum para a Investigação Agrícola em África (FARA), que recebeu uma subvenção de quatro anos pela Comissão Europeia (CE) sob o contrato de concessão DCI FOOD/2013/308-657. As actividades serão implementadas pelo Consortium Soy of Benin: uma plataforma multissectorial para segurança alimentar e resiliência, com coordenação da SOJAGNON-NGO.

O projecto tem uma duração de 3 anos, decorrendo de Outubro de 2014 a Setembro de 2017 e divide-se em dois componentes:

Objectivos

O objectivo geral do projecto é a melhoria da cadeia de valor de produtos derivados da soja, nomeadamente o leite de soja e o “afitin”, com vista à melhoria da segurança alimentar numa área de alta vulnerabilidade. O objectivo específico é permitir a pequenos produtores e às suas organizações a apropriação das tecnologias desenvolvidas pela investigação e que utilizem os procedimentos recomendados para colocar os seus produtos processados nos mercados rurais e urbanos.

Equipa de implementação

Os parceiros de investigação desenvolvem tecnologias inovadoras de produção, processamento, embalamento e comercialização de produtos derivados da soja, ricos em proteínas, para a melhoria da qualidade da alimentação de populações vulneráveis. Os restantes parceiros desenvolvem pacotes de serviços adaptados à divulgação e adopção da inovação.

Áreas de intervenção e beneficiários directos

Os principais beneficiários do projecto são processadores femininos de seis zonas rurais de produção de soja: municípios de Abomey-Calavi, Aplahoue, Bohicon, Bonou, Glazoue e Zogbodomey. O projecto terá impacto directo em cerca de 1.500 processadores através da formação de doze cooperativas de mulheres, servindo como impulsionador para alcançar outros processadores. Em particular, a Federação das Uniões de Produtores do Benim (FUPRO) e os seus associados, serão os beneficiários primários deste projecto de investigação & desenvolvimento.

benim

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s