Reforço de Competências do Corpo Docente da FCA-UniLúrio

Missão a Lichinga, Niassa – Moçambique, para o Reforço de Competências do Corpo Docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade do Lúrio

 

De 29 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2017 realizou-se uma missão a Lichinga, Província do Niassa – Moçambique, para a capacitação do corpo docente da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade do Lúrio, no âmbito da parceria ISA – IRRI.

A equipa formadora integrou a Doutora Ana Melo (ISA-ULisboa) e o Doutor Alexis Ndayiragije (IRRI), co-coordenadores do Projeto Investigação Agrária para o Desenvolvimento com a África de Língua Portuguesa, e os Professores António Mexia (ISA-ULisboa/CENTROP), Manuel Correia (ISA-ULisboa/CENTROP) e Adriano Silva (ISA-ULisboa).

Os trabalhos de reforço de competências incluíram uma visita à Faculdade de Ciências Agrárias (campus do Unango), a duas comunidades próximas (aldeias de Cazizi e Malulu) e à Estação Agrária de Lichinga (Centro Zonal Noroeste do Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM)), para além a realização de diversas sessões em contexto de docência e de partilha de experiências.

As sessões de capacitação realizaram-se nas instalações do Instituto Médio Agrário de Lichinga e abordaram temas como a investigação, suas metodologias, financiamento e divulgação, e a pedagogia no ensino superior.

Na visita às comunidades de Cazizi e Malulu, nas imediações do campus do Unango e ambas beneficiadas pela cooperação entre a FCA e as comunidades locais, trocaram-se algumas palavras com os seus régulos e habitantes e visitaram-se algumas das suas machambas.

De cima para baixo e da esquerda para a direita: Fotografia de grupo; FCA, campus de Unango, vista sobre o bloco administrativo; Docentes da FCA em formação; FCA, campus de Unango, ensaio de arroz de sequeiro; Visita às comunidades locais, aldeia de Cazizi; FCA, campus de Unango, ensaio de soja.

 

 

 

 

Deixe um comentário