Visita de acompanhamento aos ensaios de arroz dos Campos experimentais da Chianga (IIA) e da Fazenda Ngongoinga (FCA-UJES)

De 05 a 09 de dezembro de 2016, realizou-se uma visita de acompanhamento dos campos experimentais de arroz na Chianga e na fazenda Ngongoinga, respetivamente do Instituto de Investigação Agronómica de Angola (IIA) e da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade de José Eduardo do Santos (FCA-UJES), Huambo, Angola, no âmbito do projecto “Developing Sustainable Rice production in Angola”, que estas instituições têm vindo a desenvolver em colaboração com o ISA-ULisboa e o IRRI.

Esta parceria contempla a realização de dois ensaios em dois campos experimentais, para averiguar a adaptabilidade de 12 variedades de arroz, 10 selecionados pelo IRRI e 2 variedades testemunha, para as condições edafoclimáticas do planalto central angolano.

A missão incluiu a visita aos dois campos experimentais e o encontro com os respetivos responsáveis, por forma serem observados, analisados e discutidos o estado atual dos ensaios, eventuais problemas, definidas e programadas eventuais medidas a adotar.

Das visitas realizadas, foram identificados problemas mais ou menos gravosos em cada um dos campos experimentais, em resultado dos quais se adotaram soluções corretivas e de recuperação, nomeadamente:

  • A manutenção do ensaio de arroz de regadio do campus da Chianga, apenas com algumas recomendações ao nível da fertilização e da rega;
  • A recuperação do ensaio de sequeiro do campus da Chianga, com a transplantação das plântulas viáveis existentes;
  • Eliminação do ensaio de sequeiro da Fazenda Ngongoinga, considerando o reduzido número de plantas viáveis disponíveis para fazer a transplantação;
  • Recuperação do ensaio de regadio da Fazenda Ngongoinga, através da transplantação das plântulas viáveis existentes, após sacha e renivelamento do fundo dos canteiros; e
  • Considerando a elevada condutividade hidráulica dos solos nos dois campos experimentais, a adoção da rega intermitente por alagamento.

 

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Campos experimentais: Chianga. Aspeto do ensaio de regadio. Chianga. Transplantação no ensaio de sequeiro. Fazenda Ngongoinga. Trabalhos de Arranque do arroz, Sacha e renivelamento do fundo do Canteiro. Fazenda Ngongoinga. Transplantação no ensaio de regadio. Rega após a Transplantação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s