Levantamento de competências na parceria de inovação “Cooperativa Sementes do Planalto”

No âmbito do projecto CDAIS, decorre desde o dia 14 até ao dia 16 de Novembro de 2016, no Município do Bailundo, Província do Huambo, o levantamento de competências para a inovação dos sistemas agrários, na parceria de inovação “Cooperativa Sementes do Planalto”.

Desde o primeiro dia, contou-se com a presença de 11 actores das seguintes instituições: ONG Codespa, IIA, SENSE, comunicação social (rádio Bailundo-apenas no 1º dia), cooperativas de agricultores, associações de agricultores, comprador de sementes, chefe de repartição municipal da agricultura do Bailundo.

O referido encontro decorre na sala de reuniões da Administração Municipal do Bailundo, facilitado pelo sr. Agnelo Miguel, coadjuvado pela Sra. Luisa Dovala e supervisionado pela Sra. Imaculada da Conceição. Dos actores presentes, 33% representa o género feminino.

Os participantes apresentam-se motivados e interessados a trabalhar em parceria, devido ao objectivo comum da “cadeia de valor das sementes” e tendo em conta a dificuldade em acesso às mesmas, no mercado Angolano, tanto em qualidade como em quantidade.

 

 

O CDAIS pretende contribuir para a segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável, actuando a três níveis: (1) global, promovendo um mecanismo global de partilha, coordenação e avaliação de competências para o desenvolvimento, (2) nacional, estimulando a coordenação de políticas e planos nacionais para apoiar os sistemas de inovação agrária, e (3) local, apoiando parcerias de inovação, seleccionadas de acordo com critérios gerais e específicos e validados por actores chave dos sistemas agrários nacionais.

Este projecto é uma parceria global, financiada pela União Europeia e implementada conjuntamente pela Agrinatura, um consórcio de 31 universidades europeias que funciona como o órgão técnico da União Europeia na área da agricultura para o desenvolvimento, a FAO, Organização para Agricultura e Alimentação, das Nações Unidas e o Instituto de Investigação Agronómica, em representação do Ministério da Agricultura de Angola.

 

Agnelo Miguel-Facilitador Nacional do CDAIS em Angola – Parceria “Cooperativa Sementes do Planalto” sementes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s