Começou a fase de Levantamento de Competências Necessárias à Inovação dos Sistemas Agrários em Angola – CDAIS

Entre os dias 26 e 28 de Outubro, realiza-se no Bungo, província do Uíge, o Workshop de Levantamento de Competências Necessárias à Inovação dos Sistemas Agrários na parceria de inovação: Reforço das associações de produtores de mandioca, amendoim e hortícolas, no âmbito do projecto CDAIS – Desenvolvimento de Competências para a Inovação dos Sistemas Agrários.

Nesta acção participam 13 actores do sector da agricultura local, a nível da produção, transportes, distribuição, transformação, extensão rural, assim como representantes de associações de produtores e da parceria de inovação. Os trabalhos do workshop decorrem sob a orientação de um facilitador nacional de inovação, que pertence à instituição Fundação Africana para a Inovação, com sede em Angola, em Luanda, e de uma colaboradora da Agrinatura, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, sendo o apoio logístico assegurado pela JMJ consultadoria.

image1

O levantamento das competências necessárias para a inovação dos sistemas agrários é um dos pontos chave do projecto CDAIS. Os trabalhos no terreno estão a ser coordenados pela Agrinatura, através do seu Ponto Focal em Angola, que pertence ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Portugal, e conta com a colaboração de vários facilitadores nacionais de inovação, provenientes de diferentes organizações Angolanas. As actividades decorrem em articulação e com o apoio da FAO e do IIA.

Através de metodologias participativas, baseadas em exercícios interactivos, pretende-se captar as opiniões de todos os actores que fazem parte da parceria de inovação. O objectivo é a posterior formulação de um Plano de Acção cuja meta é melhorar a eficiência das acções de desenvolvimento de competências, através de ciclos iterativos de aprendizagem, no âmbito das parcerias de inovação.

O projecto CDAIS é uma parceria global, financiada pela União Europeia e implementada conjuntamente pela Agrinatura, um consórcio de 31 universidades europeias que funciona como o órgão técnico da União Europeia na área da agricultura para o desenvolvimento, e a FAO, Organização para Agricultura e Alimentação, das Nações Unidas. O projecto CDAIS pretende contribuir para a segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável e actua a três níveis: (1) a nível global, promovendo um mecanismo global de partilha, coordenação e avaliação de competências para o desenvolvimento, (2) a nível nacional, estimulando a coordenação de políticas e planos nacionais para apoiar os sistemas de inovação agrária, e (3) a nível local, apoiando parcerias de inovação, seleccionadas de acordo com critérios gerais e específicos e validados por actores chave dos sistemas agrários nacionais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s