Curso dos Facilitadores Nacionais de Inovação em Angola – CDAIS

Entre os dias 3 e 6 de Outubro. realiza-se no Campus da Chianga, Huambo, o curso de Facilitadores Nacionais de Inovação, no âmbito do projecto CDAIS – Desenvolvimento de Competências para a Inovação dos Sistemas Agrários.

Neste curso participam 11 formandos pertencentes às seguintes instituições: Instituto de Investigação Agrária, Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade José Eduardo dos Santos, Projecto Terra do Futuro, Instituto Nacional do Café de Angola, Fundação para a Inovação Agrícola (AIF) e da Administração Municipal do Bailundo.

A formação é coordenada pela Agrinatura, através do seu Ponto Focal para o CDAIS em Angola, que pertence ao Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Portugal, e conta com a colaboração da Coordenadora Global do Projecto, do Centro Internacional para a Investigação Agrícola (ICRA), Holanda, e ainda com a Gestora Nacional do CDAIS, da FAO.

O projecto CDAIS é uma parceria global, financiada pela União Europeia e implementada conjuntamente pela Agrinatura, um consórcio de 31 Universidades europeias que funciona como o órgão técnico da União Europeia na área da agricultura para o desenvolvimento, e a FAO, Organização para Agricultura e Alimentação, das Nações Unidas. O projecto CDAIS pretende contribuir para a segurança alimentar, nutrição e agricultura sustentável e actua a três níveis: – a nível global, promovendo um mecanismo global de partilha, coordenação e avaliação de competências para o desenvolvimento, – a nível nacional, estimulando a coordenação de políticas e planos nacionais para apoiar os sistemas de inovação agrária, e – a nível local, apoiando parcerias de inovação, seleccionadas de acordo com critérios gerais e específicos, validados por actores chave dos sistemas agrários nacionais.

O Curso de Facilitadores Nacionais é um dos pontos chave do projecto CDAIS, e visa preparar os facilitadores para a realização do Levantamento de Competências Necessárias, nas parcerias de inovação seleccionadas, e será o próximo passo do CDAIS. Este levantamento de competências precede a formulação de um Plano de Acção cujo objectivo é melhorar a eficiência das acções de desenvolvimento de competências, através de ciclos iterativos de aprendizagem, no âmbito das parcerias de inovação.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s