Ligar a investigação ao desenvolvimento inclusivo para a segurança alimentar: Enfrentar desafios de inovação rural – Um curso para profissionais envolvidos em facilitação e tutoração para a inovação rural

Os investigadores na área da agricultura devem fazer com que o seu trabalho seja relevante para o desenvolvimento rural das comunidades envolvidas. Ao mesmo tempo os profissionais ligados à agricultura, produtores e organizações necessitam de informação actualizada sobre quais as formas mais efectivas de melhorar a segurança alimentar.

1É neste âmbito que o ICRA (Centro Internacional para o desenvolvimento da Investigação na Agricultura). desenvolveu um curso de três semanas, no passado mês de Junho, em Wageningen, Holanda, que juntou pessoas de 16 nacionalidades diferentes em torno do tema da inovação rural e abordagem multi-stakeholder como forma de melhorar competências pessoais para inovar nos sistemas agrários. O curso permitiu desenvolver e compreender conceitos relacionados com sistemas de inovação agrária e aprender ferramentas de facilitação para o desenho e gestão da inovação rural por métodos participativos. O curso pretende fornecer as bases para criar e suportar parcerias efectivas e redes dinâmicas para a colaboração de diferentes agentes de interesse com vista a co-criação de novos conhecimentos, melhorar o agro-negócio e o rendimento dos produtores.

2.png3

O curso foi atendido pelos gestores nacionais do projecto CDAIS (Desenvolvimento de Competências para a Inovação dos Sistemas Agrários) dos oito países piloto que irão aplicar os novos conhecimentos para formar novos facilitadores em inovação nos seus países de origem contribuindo para desenvolver as competências funcionais dos agentes envolvidos nas parcerias de inovação seleccionadas pelo CDAIS.

4Por outro lado, a restante equipa do CDAIS juntou-se aos gestores nacionais nos últimos dias para levar a cabo uma formação em levantamento de necessidades, que será a próxima actividade do projecto, e servirá de base para desenvolver um plano de acção para desenvolvimento de competências nas parcerias selecionadas. Certas ferramentas, como o questionário em competências funcionais, jogo de simulação, árvore de soluções e problemas, mapeamento de stakeholders, foram apresentadas e discutida a sua utilização na formação de facilitadores e workshop de consulta a stakeholders ao nível das parcerias de inovação a serem realizados nos próximos meses.

IMG_0294A reunião da equipa CDAIS serviu também para harmonizar procedimentos e enfatizar algumas lições aprendidas ao longo do projecto e nos diferentes países. Ressalvou-se também a importância de, apesar de existirem procedimentos comuns a todos os países, ser necessário adaptar os diferentes métodos à realidade de cada país, sendo esse um ponto chave para a bem sucedida implementação do projecto e a sua perpetuação depois do final do projecto.

É cada vez mais preponderante estar consciente das práticas comuns e emergentes em torno do desenvolvimento rural, bem como as oportunidades que o uso sustentável dos recursos e a partilha do conhecimento podem fornecer, quando se desenvolve uma rede de trabalho cooperativa em torno dos mesmos objectivos de desenvolvimento sustentável.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s