Plataforma para Investigação Agrária e Inovação Tecnológica em Moçambique publica “Avaliação do estado actual do conhecimento sobre fruteiras nativas em Moçambique”

Este documento EstadoConhecimentoFrutosNativos,  enquanto levantamento sobre o Estado Actual das Fruteiras Nativas em Moçambique, contém informação obtida em bibliotecas, em revistas científicas online, em arquivos das direções e instituições de pesquisa, em entrevistas com diferentes actores da área das fruteiras nativas, entre os quais investigadores, Orgnizações Não-Governamentais (ONGs), fornecedores de insumos agrícolas, produtores, instituições do governo e entidades interessadas no processamento e comercialização das fruteiras nativas.

Embora os estudos mencionados neste relatório representem alguns dos principais trabalhos de investigação e teses no âmbito das fruteiras nativas realizados por grande parte das instituições de investigação de Moçambique, estes não podem ser considerados os únicos actualmente existentes, uma vez que, das diversas fontes contactadas, houve uma minoria que, por razões de ordem diversa, não pôde disponibilizar os seus trabalhos.

Por outro lado, muitos intervenientes e actores-chave não foram identificados e contactados nesta fase, que incidiu principalmente no Sul de Moçambique. A todos aqueles que não tiveram voz e aos autores dos trabalhos não mencionados nesta que se pretende como uma 1a edição de um documento dinâmico, em permanente actualização, os autores pedem desculpa e compreensão. Contamos futuramente com uma participação mais alargada na preparação das próximas edições desta ferramenta.

É de referir que quaisquer informações adicionais sobre os documentos constantes na presente lista poderão ser obtidas directamente junto das instituições de pesquisa, dos centros de documentação ou das bibliotecas das respectivas faculdades.

Na compilação deste relatório, houve a preocupação de se transmitir da forma mais fiel possível, clara e breve, as ideias das entidades contactadas, procedendo-se, no fim, a uma análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FFOA), apresentando- se recomendações sobre como aproveitar as oportunidades, explorar as pontencialidades, superar as fragilidades e reduzir ameaças, nos diferentes campos de aplicação das fruteiras nativas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s