1º Workshop de Fruteiras Nativas de Moçambique

Realizou-se na Matola, nos dias 9 e 10 de Setembro, o 1º Workshop de Fruteiras Nativas de Moçambique.

workshop_nativas.001

Tratou-se da 1ª reunião de actores deste sector com grande potencial para a economia Moçambicana, contando com mais de 100 participantes desde a academia aos institutos de investigação, dos empresários aos produtores de fruta.

O trabalho de caracterização e análise das fruteiras nativas iniciou-se em 2013, numa colaboração entre o ex-IICT, hoje integrado no ISA-ULisboa, o IRRI, o IIAM, a UEM, a VIDA e a Frutisul. Neste contexto, foi feito um levantamento das fruteiras nativas em Moçambique: existências e aplicações, potencial nutritivo e económico.

O jornalista e escritor Calane da Silva, orador de sapiência na cerimónia de abertura, referiu-se às plantas como “irmãos menores”, sublinhando a necessidade de uma ecologia integral, onde o ambiente e todos os seres vivos que o habitam estão em permanente comunicação: “a planta e a formiga, o rio e o hipopótamo ou o jacaré, a borboleta e as flores” e as próprias plantas entre si.

 

workshop_nativas.012

Reflectiu, também, como o homem se tem afastado das leis naturais e, logo, de si próprio, devido ao seu comodismo. Vivemos na tensão entre o “ser humano racional e o ser inhumano destruidor.” “Ao distanciarmo-nos da natureza, distanciamo-nos de nós mesmos.” “Destruímos, também, por ignorância.”

E deixou-nos esta questão: “Quem repõe o património natural que está a ser devastado por interesses económicos imediatos?”

workshop_nativas.020

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s