X ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE BIOTECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

No dia 11 de Maio, o Centro de Biotecnologia da Universidade Eduardo Mondlane (CB-UEM), celebrou o seu 10º aniversário com a inauguração de novas instalações. A cerimónia contou com a presença da Vice-Ministra da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Leda Hugo e do Magnífico Reitor da UEM, Orlando Quilambo, e seus vice-reitores, bem como membros do corpo diplomático acreditado em Moçambique, docentes, investigadores e estudantes da UEM e de outras instituições de Ensino Superior e Investigação. Portugal fez-se representar pelo seu Embaixador, José Augusto Duarte, e pelo Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa. O Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT), um dos parceiros mais antigos do CB-UEM, marcou igualmente presença no evento, onde foi homenageado com um Certificado de Reconhecimento.

Cerimónia de abertura – Intervenção do Sr Embaixador da República Portuguesa
Cerimónia de abertura – Intervenção do Sr Embaixador da República Portuguesa

 

Na ocasião, o Embaixador de Portugal, sublinhou a importância da biotecnologia no contexto do desenvolvimento sócio-económico de Moçambique, bem como das colaborações entre os dois países na promoção da excelência científica e tecnológica através da partilha do conhecimento, internacionalização e mobilidade de estudantes, docentes e investigadores, realçando o papel do IICT neste contexto.

Ana Ribeiro e o Magnífico Reitor a cortar o bolo.
Ana Ribeiro e o Magnífico Reitor a cortar o bolo.

 

De referir que a parceria entre o ICCT e o CB-UEM envolve colaborações científicas, intercâmbio e mobilidade de cientistas (formadores e em formação) e é pelo reconhecimento da enorme valia do trabalho realizado, que tem contado desde 2011, com o financiamento da Cooperação Portuguesa. Este apoio concretiza-se directamente no mestrado em biotecnologia do CB-UEM (1ª, 2ª e 3ª edições). Através desta colaboração tem sido possível a participação regular de professores e investigadores portugueses em actividades de docência no CB-UEM, bem como a realização de estágios de estudantes deste mestrado em instituições de ensino e investigação em Portugal.

Homenagem da UEM ao IICT (Ana Ribeiro), entregue pelo Magnífico Reitor da UEM (Prof. Dr. Orlando Quilambo)
Homenagem da UEM ao IICT (Ana Ribeiro), entregue pelo Magnífico Reitor da UEM (Prof. Dr. Orlando Quilambo)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s